Um escritório privativo não é algo acessível a todo mundo, afinal, custa caro e muitas vezes você nem fica tanto tempo assim dentro dele. Afinal, você sabe como funciona um coworking?
Qual a melhor forma de resolver esta questão?
Os empreendedores individuais estão em alta no momento atual, mas independente da área de atuação, o mercado segue exigindo sempre profissionalismo por parte de qualquer prestador de serviços, mesmo daqueles que estão ainda no início de suas carreiras ou não sabem como funciona um coworking.
Isso quer dizer que, se você pretende estar inserido nesse mundo, você precisa ter uma boa postura profissional, conhecimento, um cartão de visitas e, claro, também um escritório. O que acontece é que nem todos têm condições de arcar com os custos de um ambiente privativo, afinal, são diversas as contas a serem mantidas e, muitas vezes, nem se passa tanto tempo trabalhando internamente naquele local.
Então, como resolver esta questão? Uma excelente maneira é deixar um pouco de lado a ideia de um escritório sozinho para compartilhar ideias, experiências e também espaço em um coworking.
Como funciona um coworking
O coworking surgiu com o conceito inicial de oferecer um local de trabalho compartilhado, onde existem diversos espaços que podem servir aos propósitos dos mais diferentes profissionais. É como se todos trabalhassem em uma empresa, mas cada pessoa que a frequenta, presta serviços para uma empresa/ramo diferente (ou para si mesmo).
A lógica do coworking é compartilhar espaços e infraestruturas que não são utilizados o tempo todo em uma empresa própria, como a sala de reuniões, por exemplo. Uma sala de reuniões de uma empresa comum, inclusive, passa muito tempo ociosa. Ou seja, representa dinheiro investido sem aproveitamento absoluto do retorno.
No coworking, essa sala é alugada por horas, ou seja, maior aplicação do espaço e menos custo para quem utiliza, pois cada profissional só paga pelo tempo que a utiliza. O mesmo acontece com impressoras, scanners, sala do café, serviços de motoboy, entre outros. Até mesmo as secretárias são compartilhadas para que todos reduzam seus custos e aumentem a qualidade dos serviços.
Sendo assim, o coworking é ideal para quem precisa de um local tranquilo para trabalhar, com toda a infraestrutura que demanda uma empresa, pagando um preço justo. Mas as vantagens deste modelo de negócios vão mais além:
Flexibilidade
Não é preciso ir todos os dias para o seu escritório no coworking, pode-se ir de duas a três vezes na semana e, enquanto uns não estão frequentando, outros podem fazer uso do espaço, e assim todos ganham. Além disso, boa parte dos coworkings funcionam também aos finais de semana, então, aquelas pessoas que não têm um horário fixo para trabalhar contam com uma grande vantagem nesta flexibilidade.
Alternativa ao home office
Quem está começando a empreender ou trabalha por conta própria e não tem condições de montar um escritório e, muitas vezes, prefere o home office. No entanto, em casa é comum que haja distrações que podem comprometer o rendimento e dificultar o andamento das demandas cotidianas. Neste sentido, o coworking se torna uma ótima alternativa, já que você paga pouco e tem um espaço mais adequado para desenvolver o seu trabalho.
Networking
Cada vez mais valorizado no mundo corporativo, o desenvolvimento de parcerias é sempre algo positivo a se buscar. Seja qual for o ramo de atividade, formar boas parcerias é produtivo, mas nem sempre sabemos onde encontrar pessoas que podem agregar valor ao nosso trabalho. Como os espaços de coworking estão cheios de profissionais dos mais variados setores, está aí uma ótima oportunidade para conhecer gente e criar vínculos.
Saiba as vantagens que a VOX Coworking oferece aos profissionais.
As vantagens não param por aqui, mas já é possível se ter uma ideia de como funciona um coworking e de como ele pode influenciar na melhoria do seu trabalho. Para encerrar, fica aqui um convite para um outro post que pode te interessar: Como o coworking me ajuda a empreender?
Fonte: Portal Administradores